Vagas

Programa Jovem Aprendiz oferece milhares de vagas em todo o país

Trabalhar sem deixar os estudos, essa é a proposta do Programa Jovem Aprendiz. Confira os detalhes sobre esse projeto do governo.

Anúncios

por Paola Patrício

Publicado em 23/11/2022

Saiba todos os detalhes do programa que insere milhares de jovens no mercado

Programa Jovem Aprendiz (Fonte: IEL)
Programa Jovem Aprendiz (Fonte: Central Vagas / IEL).

O programa Jovem Aprendiz é um projeto que dá oportunidade para muitos adolescentes e jovens iniciarem sua trajetória profissional. Porém, o programa do governo dá essa chance de iniciar o trabalho, mas sem atrapalhar os estudos.

Sendo assim, os estudantes continuam estudando enquanto recebem a capacitação para iniciar a jornada de trabalho. Portanto, saem do treinamento com uma vaga no mercado. Continue acompanhando para saber mais sobre esse programa.

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

Saiba como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz e veja as oportunidades disponíveis. Confira o passo a passo!

Anúncios

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

Conheça o Programa Jovem Aprendiz (Fonte: Pexels)
Conheça o Programa Jovem Aprendiz (Fonte: Pexels)

O Programa Jovem Aprendiz tem o intuito de dar aos jovens a oportunidade de adentrar no mercado de trabalho. No entanto, o propósito é fazer isso, mas sem eles abandonarem os estudos. Afinal, uma das premissas do projeto é estar cursando o ensino médio.

A iniciativa é voltada para jovens entre 14 e 24 anos que desejam ter experiência para começar a trabalhar. Paralelamente com o trabalho, o jovem recebe o treinamento teórico. Portanto, quando terminam a experiência, possuem mais chances de conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho. 

Além disso, o Programa Jovem Aprendiz incentiva as empresas a criarem esse tipo de oportunidade. Por isso, é comum ver os centros de treinamento com parceria com grandes empresas que, no final do programa, acabam contratando o jovem. É importante lembrar que toda empresa deve destinar de 5% a 15% das suas vagas para menores aprendizes. 

O jovem deve obrigatoriamente estar estudando, assim, ele pode trabalhar entre 4 a 6 horas. Caso não estude mais, tem a oportunidade de trabalhar até 8 horas diárias. Mas quem já terminou o ensino médio, deve fazer aulas teóricas sobre a área de atuação escolhida. 

Quais requisitos para participar do programa?

O Programa Jovem Aprendiz dá oportunidades para pessoas entre 14 e 24 anos (Fonte: Pexels)
O Programa Jovem Aprendiz dá oportunidades para pessoas entre 14 e 24 anos (Fonte: Pexels)

O Programa Jovem Aprendiz possui requisitos próprios para o jovem iniciar sua caminhada no programa. São eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos, mas há empresas que estipulam a idade;
  • Devem estar estudando em uma instituição de ensino público, cursando o nível fundamental ou médio;
  • A família deve pertencer a classe de baixa renda;
  • Jovem que estiver cursando o nível técnico também pode se inscrever;
  • Não ter histórico de trabalho com carteira assinada;
  • Ter disponibilidade para trabalhar.

O jovem aprendiz não pode ter sua jornada de trabalho superior a 6 horas. Afinal, ele precisa conciliar a atividade laboral com os estudos. Portanto, verifique a carga horária de cada vaga.

Fazer a sua inscrição no Programa Jovem Aprendiz não é difícil. Mas é importante que o jovem esteja estudando em uma das modalidades citadas acima!

Cada vaga de emprego para o menor aprendiz possui a sua especificação. Além disso, os benefícios não são os mesmos, variando de empresa para empresa. 

Documentos necessários 

Os documentos exigidos para participar do Programa Jovem Aprendiz são:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho, se você não tem, é necessário providenciar;
  • Comprovante de residência recente;
  • Documentos que comprovem a sua situação escolar;
  • Há estados que pedem a carta de liberação dos pais para trabalhar.

Após reunir todos esses documentos é que você pode se cadastrar no programa. 

Vantagens do Jovem Aprendiz 

A principal vantagem do programa é que o jovem tem a oportunidade de aprender uma profissão e construir a sua caminhada profissional. Mas o Programa Jovem Aprendiz proporciona inúmeros benefícios. Alguns deles são:

  • Ter a carteira de trabalho assinada com direitos trabalhistas e previdenciários, garantindo a remuneração mensal e todos os direitos por lei;
  • Horário de trabalho reduzido para quem estuda no ensino fundamental ou médio, sendo de até 6 horas diárias;
  • Grande chances de ser contratado após o término do contrato como jovem aprendiz;
  • Oportunidade de iniciar uma caminhada profissional positiva;
  • Chance de desenvolver uma boa educação financeira e aplicá-la no seu dia a dia.
Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

Iniciar a carreira profissional não é fácil. Por isso, saiba como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz e confira as oportunidades destinadas aos jovens brasileiros.

Vagas abertas em todo Brasil

Vagas para o Programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil (Fonte: Pexels)
Vagas para o Programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil (Fonte: Pexels)

A maioria das organizações empresariais tem vagas destinadas ao Programa Jovem Aprendiz. Normalmente, elas são cadastradas em sites específicos como, por exemplo, CIEE. 

Mas há aquelas empresas que possuem seu próprio banco de talentos. Portanto, é possível se inscrever em seu site. Veja quais são elas:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios; 
  • Vale;
  • Outras. 

Além disso, algumas empresas têm seus próprios critérios de seleção. Claro, seguindo as normas do Programa Jovem Aprendiz. Portanto, elas têm seus próprios requisitos que precisam ser cumpridos. 

Claro, todos eles são de acordo com o programa, mas as empresas têm direito a fazer suas exigências. 

Sendo assim, antes de se inscrever em qualquer empresa, leia com atenção tudo o que é pedido pela instituição. Veja o que é necessário para concorrer a essa vaga, se é destinada a estudantes somente de escolas públicas, se assina carteira e outros.

Há vagas que são somente para pessoas com deficiência. Portanto, atente-se para não enviar sua candidatura para esse tipo de vaga. 

Entenda todos os pontos da vaga para não ficar nenhuma dúvida. O nosso conselho é você não deixar a oportunidade passar, se cumprir todos os requisitos. 

Como saber se fui aprovado no programa?

Depois de verificar se você cumpre todos os  requisitos para participar do programa, faça a sua inscrição. Pronto, basta esperar o contato!

O RH da empresa em questão entra em contato via telefone ou pelos canais indicados por você na inscrição. Por exemplo, o e-mail. Esteja sempre atento!

Gostou de saber mais sobre o programa? Ficou com vontade de se inscrever? Então confira o próximo conteúdo e saiba o passo a passo.

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade que o governo criou de motivar o jovem a iniciar sua carreira profissional com grandes chances de empregos.

Sobre o autor

Paola Patrício

Em Alta

content

Droga Raia: benefícios de trabalhar nesta rede de farmácias

A Droga Raia é uma das grandes empresas do setor de farmácias e oferece vagas com plano de carreira e assistência completa. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como trabalhar na Magazine Luiza: veja todos os detalhes

Para quem procura trabalhar em uma das empresas mais bem avaliadas, a Magazine Luiza é uma opção. Veja aqui como enviar seu currículo online.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como ser entregador do Mercado Livre: passo a passo completo

Trabalhe como entregador do Mercado Livre nas horas vagas ou em tempo integral e receba até R$240,00 por dia. Veja aqui como fazer isso!

Continue lendo