Ir para o conteúdo
Habilidades e competências

Habilidades e Competências: Veja como destacar as suas na busca de emprego

Dar destaque a habilidades e competências em seu currículo é algo necessário. Afinal, em sua caminhada profissional você acaba desenvolvendo umas e aprimorando outras.

Portanto, elas são essenciais em um currículo. Isso porque mostram ao recrutador aquilo que você sabe fazer bem e de melhor.

Portanto, em um processo seletivo elas podem fazer a diferença entre você ser ou não candidato para uma entrevista de emprego. Por isso, é essencial ter esse lugar de destaque para o que você é bom.

Ao longo deste texto vamos falar mais sobre essas características tão importantes. Porém, muitos não sabem o que devem destacar. Continue acompanhando.

Saiba o que são habilidades e competências    

Quando falamos sobre habilidades, estamos nos referindo a qualidades que um profissional tem em seu cotidiano. Portanto, é aquele “dom” em desenvolver algo.

Por isso, falamos que competências e habilidades são capacidades profissionais. Afinal, é quando uma pessoa consegue realizar a sua função e se desenvolver na carreira escolhida.

habilidade de comunicação
A boa comunicação é essencial em qualquer empresa (Fonte: Pexels)

Habilidade são qualidades naturais de uma pessoa. Em contrapartida, a competência é algo que pode ser aprendido. Por exemplo, você pode ser um profissional que tem grande habilidade com números.

Portanto, sua característica natural está em resolver problemas matemáticos com facilidade. Mas você pode fazer um curso na área de cálculo para desenvolver essa competência e usá-la em seu currículo.

Veja o que destacar em habilidades e competências   

Hoje em dia, como é o profissional que uma empresa valoriza? Sem sombra de dúvidas é aquele que sabe lidar com os desafios, tem uma boa comunicação e tem disciplina para trabalhar.

Listamos algumas habilidades e competências que devem ser destacadas em seu currículo. Mas que se você não possui, pode desenvolvê-las para ser um profissional de destaque. Confira:

Comunicação 

Todo trabalho bem desenvolvido requer saber se comunicar. Portanto, as empresas valorizam pessoas que sabem se expressar corretamente, transmitindo com clareza suas ideias. Mas vale lembrar que saber se comunicar inclui a capacidade de ouvir e entender.

Foco nos resultados

Nessa habilidade quer dizer que você é capaz de empenhar sua energia para atingir o que lhe foi proposto. As organizações valorizam profissionais que têm esse perfil, pois tem em seu time pessoas que vão fazer de tudo para bater a meta proposta. 

Liderança 

Competência liderança
Ser um bom líder é essencial em qualquer situação, mesmo não possuindo cargo de gestão (Fonte: Pexels)

Engana-se quem pensa que a liderança é importante só para quem ocupa cargos de gestão. Afinal, a capacidade de manter um time sempre motivado para atingir suas metas é bem-vinda em qualquer profissional. 

Autonomia 

Profissionais que conseguem ter gerenciamento próprio e pensar em suas funções sem precisar sempre de um comando são valorizados. Afinal, são práticos e têm proatividade.

Colaborativo 

Um profissional colaborativo é aquele que é mão na massa. Ou seja, que se envolve nos projetos, não tem medo dos desafios e não mede esforços para ver a empresa crescer. 

Habilidades e competências: pensamento de dono

Já trabalhou em um lugar como se a empresa fosse sua? Essa é uma atitude que as organizações apreciam. Afinal, toda equipe precisa de profissionais que visem soluções onde muitos veem problemas. 

Inteligência emocional 

Em situações de emergência, urgência ou pressão, a inteligência emocional é importante para que o foco na produção não se perca. Isso porque é necessário não deixar a ansiedade ou desespero tomar conta.

Habilidades e competências: flexibilidade e capacidade para se adaptar à mudanças 

As empresas precisam de profissionais que saibam se adaptar em diversas situações. Aqui, a inteligência emocional é uma aliada também. Afinal, é preciso manter o foco na produção para não perder a qualidade.

Criatividade

Pensar fora da caixa é essencial nos dias de hoje. Essa é uma habilidade que as empresas valorizam, em todos os segmentos, pois os profissionais trazem soluções inovadoras.

Aprendizado contínuo

Habilidade de trabalho em equipe
Trabalho em equipe é um diferencial entre vários profissionais (Fonte: Pexels)

O mundo muda a todo momento e parece que está cada vez mais rápido. Portanto, hoje em dia, o profissional deve se manter atualizado, ir atrás de cursos, seminários e livros que ajudem a melhorar o seu trabalho. Essa é uma forma de aprimorar os seus conhecimentos. 

Ter um pensamento crítico 

Pessoas que têm a habilidade de analisar os cenários que estão inseridas para buscar soluções, costumam superar grandes desafios. Portanto, essa capacidade vem sendo cada vez mais valorizada, especialmente durante os períodos de crise, que precisam de soluções inovadoras e criativas. 

Resiliência profissional 

Essa é a capacidade de manter-se inteiro e em plena produção mesmo em situações adversas. Aquelas em que há muita tensão e pressão. 

Trabalho em equipe 

Saber trabalhar com pessoas e em situações complexas é algo importante. Afinal, exige muito jogo de cintura, especialmente porque as pessoas são diferentes. Mas mesmo assim, a equipe deve estar unida em um só propósito. Portanto, essa habilidade é prezada pela empresa. 

Capacidade de se organizar para trabalhar remotamente

Os escritórios não são mais os mesmos e isso é verdade. Afinal, depois da Covid-19 o mundo mudou e o mercado de trabalho também. Isso porque muitas empresas agora consideram ter seus colaboradores trabalhando remotamente. Se você tem a capacidade de trabalhar via home office, tem pontos a mais em seu currículo. 

Habilidades e competências: comprometimento 

Demonstrar comprometimento para se destacar é importante hoje em dia. Portanto, nada de ser um profissional somente que faz o necessário. Surpreenda em suas entregas. 

Inovação 

Por fim, toda empresa precisa inovar, se não corre o risco de desaparecer. Portanto, os profissionais precisam ter novas ideias, avaliar riscos e sempre buscar novas referências. 

Saiba como falar das suas habilidades e competências em seu currículo 

Currículo com habilidades e competências
Coloque em evidência seus pontos fortes em um currículo profissional (Fonte: Pexels)

A melhor forma de falar sobre suas habilidades e competências é em forma de lista. Mas não exagere, por isso, foque no que realmente você se destaca. Sejam em suas habilidades técnicas ou competências comportamentais. 

Veja alguns exemplos habilidades técnicas:

  • Boa capacidade de comunicação.
  • Facilidade de interagir com as pessoas;
  • Pensamento crítico;
  • Trabalho em equipe.

Exemplos de competências comportamentais:

  • Inglês avançado;
  • Conhecimento de Pacote Office;
  • Pós-graduação em Administração;
  • Domínio em mídias sociais.

Como conquistar novas habilidades? 

Nunca é tarde demais para aprender novas habilidades ou aprimorar as já existentes. Afinal, tudo muda todos os dias, então é importante manter-se atualizado. Assim, fica mais fácil ganhar aquela promoção ou conquistar um novo emprego. 

Se você quer um novo cargo, por exemplo, busque aprender mais sobre ele. Faça cursos que te capacitem para tal função. Veja abaixo como conquistar novas habilidades:

  • Converse com seus colegas para saber quais atividades e competências eles mais usam no dia a dia;
  • Busque pesquisar na internet e nas redes sociais quais as habilidades mais quentes no mercado;
  • Aprenda com cursos online, tire certificações e se torne um profissional qualificado;
  • Faça uma autoavaliação e tente perceber quais as habilidades que você mais tem facilidade e quais são aquelas mais problemáticas; 
  • Foque nas competências que você mais usa e naquelas que têm mais chances de errar ou são mais difíceis para aprender;
  • Fuja do comodismo e sempre aprenda coisas novas.

Gostou do conteúdo? Convidamos você a ler o próximo post e saber mais detalhes sobre como montar um bom currículo profissional. 

Digitando um currículo

Como construir um currículo de destaque;

Saber como construir um currículo profissional assertivo é essencial nos dias de hoje. Reunimos algumas dicas para te ajudar, confira!

BuscaContatoPolítica de PrivacidadeSobreTermos de Uso
pt_BR