Empregos

Vagas de Jovem Aprendiz em São Paulo – Confira onde se cadastrar

Veja como conseguir seu primeiro emprego e sua independência financeira. Confira quais são as vagas de Jovem Aprendiz abertas em São Paulo e como funciona o programa.

Anúncios

Cadastre-se em uma das vagas em aberto para Jovem Aprendiz e aprenda uma profissão!

As vagas de Jovem Aprendiz abertas em São Paulo são ideais para quem estuda e quer um emprego, mas não tem experiência. Portanto, saiba que existem alguns sites na internet que auxiliam você a encontrar uma oportunidade no programa.

O programa são para jovens entre 14 e 24 anos que estejam devidamente matriculados em uma instituição de ensino. Normalmente, a carga horária é de até 6 horas diárias.

card

Vagas de Emprego

Jovem Aprendiz em SP

Primeiro emprego!

Confira as vagas de Jovem Aprendiz abertas em São Paulo.

Você será redirecionado a outro site

O Jovem Aprendiz tem direitos protegidos por lei. Como um salário, conforme o tempo de trabalho, 13º salário, férias e um contrato de serviço.

No entanto, para o jovem participar do programa, é importante que ele esteja matriculado e frequentando uma escola. Mas isso não vale para aqueles que já concluíram os estudos básicos. Veja os detalhes.

Como funciona o trabalho de Jovem Aprendiz 

O Programa de Trabalho Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000. A norma determina que as empresas incluam formalmente alguns jovens em seu quadro de funcionários por meio de um contrato de trabalho com duração de 11 a 24 meses.  

Um dos objetivos do programa é fazer com que o jovem adquira conhecimentos e os aplique em seu trabalho, na prática. Portanto, esse aprendiz faz treinamentos e cursos profissionalizantes durante todo o período de contrato. 

Vagas de Jovem Aprendiz SP 2
Vagas de Jovem Aprendiz SP em várias áreas (Fonte: Pexels)

Vale ressaltar que o programa estabelece uma carga horária que pode variar de 4 a 6 horas diárias. Dessa forma o jovem consegue conciliar as atividades do trabalho com os seus estudos. Contudo, a jornada de trabalho podendo chegar a 8 horas caso o aprendiz já tenha concluído o ensino médio.

Outro ponto importante do programa é sobre a remuneração do Jovem Aprendiz. Afinal, ela é baseada no salário mínimo e nas horas trabalhadas. Mas esse valor pode mudar em casos de acordos coletivos ou pisos salariais, por exemplo.

Como se candidatar as vagas de Jovem Aprendiz SP

Ao buscar por vagas de jovem aprendiz SP, saiba que além de você, outros milhares de jovens estão buscando pelo mesmo. Então, sim, elas são bem concorridas.

Por isso, opte por buscar vagas em sites específicos na internet. Ou seja, aqueles que tenham parceria com empresas e sejam seguros.

card

Vagas de Emprego

Jovem Aprendiz em SP

Primeiro emprego!

Confira as vagas de Jovem Aprendiz abertas em São Paulo.

Você será redirecionado a outro site

Os sites Vagas.com ou até mesmo o CIEE, por exemplo, são ótimas opções para buscar por informações. As vagas de Jovem Aprendiz em SP costumam ser cadastradas neles.

Para se candidatar a uma vaga, basta realizar cadastro no site, selecionar a vaga que mais lhe interessa e aguardar contato da empresa para informações das próximas etapas do processo seletivo caso haja interesse.

O que diz a Lei sobre o Jovem Aprendiz?

A Lei 10.097/2000 de 19 de dezembro de 2000 é a que regulamenta o trabalho do Jovem Aprendiz no Brasil. Portanto, o documento traz os principais direitos e deveres das empresas e do colaborador contratado. 

Quando se trata dos requisitos para ser um Jovem Aprendiz e manter-se no cargo, a lei diz que é preciso:

Vagas de Jovem Aprendiz SP 3
Muitos benefícios nas Vagas de Jovem Aprendiz SP (Fonte: Pexels)
  • Estar regularmente matriculado e frequentando uma escola de ensino fundamental ou médio;  
  • Ter entre 14 e 24 anos, exceto pessoas com deficiência, pois neste caso não há limite de idade; 
  • Permanecer com bons desempenhos escolar e profissional;
  • Manter-se presente nas atividades teóricas e práticas disponibilizadas pela empresa e/ou parceiro.

Já para o empregador, a norma determina as seguintes questões: 

  • É obrigatório o contrato de Jovem Aprendiz, no modelo CLT, em todas as empresas de médio e grande porte, compondo de 5 a 15% o quadro de funcionários;
  • A empresa é obrigada a empregar e matricular os aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem;
  • É necessário haver pagamento do salário, vale-transporte e recolhimento do FGTS (2% sobre o salário);
  • Deve-se respeitar o prazo máximo de 2 anos do contrato.

Vagas de Jovem Aprendiz em São Paulo

Os jovens participantes do programa aprendem desde conhecimentos básicos aos avançados. Afinal, isso é determinado de acordo com o que lhe for direcionado como serviço, rotina de trabalho e ética, para crescimento pessoal.

card

Vagas de Emprego

Infojobs

Cadastre seu currículo!

Acesse uma das maiores plataformas de divulgação de vagas de emprego.

Você será redirecionado a outro site

São Paulo é conhecido como referência na presença de grandes empresas e oportunidades aos jovens no mercado de trabalho. Mas são todos bem competitivos.

O Programa Jovem Aprendiz não deixa de ser uma ótima opção para quem busca aprender uma profissão. Afinal, é uma boa forma de iniciar sua carreira profissional no mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz em São Paulo  

O Programa Jovem Aprendiz tem como função contribuir para que jovens aprendam uma profissão. Além disso, ensinam a ter uma visão ampla de mundo, incentivando a serem autênticos e criativos, assim, podem intervir positivamente na empresa.

vagas de empregos ensino medio
Grandes experiências nas Vagas de Jovem Aprendiz SP (Fonte: Pexels)

Para os jovens que ainda frequentam a escola, os horários de trabalho são ajustados para não haver interferência nos estudos. Portanto, é uma oportunidade de emprego que concilia com o estudo.

Durante o programa o jovem realiza curso de capacitação profissional. Tudo em parceria com uma das entidades sem fins lucrativos da empresa na qual possui contrato e durante o período de até dois anos.

card

Vagas de Emprego

Linkedin

Encontre a vaga ideal!

Faça o seu cadastro na rede social profissional.

Você será redirecionado a outro site

Assim, o jovem trabalha com todos os direitos assegurados por lei e ainda estuda assuntos teóricos em uma instituição de ensino profissionalizante. As unidades de ensino pode ser o Senac, Senai, CIEE, entre outras.

Benefícios e requisitos das vagas de Jovem Aprendiz SP

Para fazer parte do programa o jovem deve se encaixar em alguns requisitos, estes são: 

  • ter idade entre 14 e 24 anos;
  • ter disponibilidade de trabalho de 06 horas diárias, no máximo.

No entanto, aqueles que já concluíram o ensino fundamental e médio, devem ter disponibilidade de trabalho de 8 horas diárias, no máximo, mas deve-se somar as horas das atividades teóricas e práticas.

Vagas de Jovem Aprendiz SP 3
Fácil candidatura nas Vagas de Jovem Aprendiz SP (Fonte: Pexels)

O jovem aprendiz possui direito a:

  • salário mínimo;
  • vale-transporte;
  • vale-alimentação;
  • 13° salário;
  • FGTS;
  • férias no mesmo período das férias escolares.

Por que se candidatar nas vagas de Jovem Aprendiz SP

O programa de trabalho Jovem Aprendiz SP é vantajoso tanto para quem contrata como para quem é contratado. Afinal, é uma forma de tirar jovens da vulnerabilidade social, gerar empregos e dar oportunidade de acesso ao conhecimento a esse grupo.

card

Vagas de Emprego

Oportunidades na Catho

Garanta sua vaga agora!

Encontre uma vaga de emprego em poucos minutos.

Você será redirecionado a outro site

Entenda os motivos de participar do Jovem Aprendiz:

Experiência profissional

A falta de experiência profissional é uma barreira para 77% dos jovens brasileiros. Mas o programa Jovem Aprendiz surge como uma oportunidade para que esse grupo não tenha esse problema. 

Com um contrato de Jovem Aprendiz, o empregado terá um trabalho formalizado que no futuro irá servir como uma experiência profissional. Portanto, é útil para conseguir novos empregos e para seu amadurecimento profissional. 

O programa de trabalho Jovem Aprendiz dá a oportunidade do estudante viver a realidade profissional. Além de entender como conciliar a teoria à prática.

vagas de emprego 2
Vagas de Jovem Aprendiz em São Paulo (Fonte: Pexels)

Crescimento pessoal

A chance de trabalhar em uma das vagas de jovem aprendiz SP é a oportunidade para um amadurecimento profissional e pessoal. Afinal, o primeiro emprego traz a chance de lidar com responsabilidades, desenvolver disciplina, habilidades de comunicação e, sobretudo, aprender com os próprios erros.

Auxílio financeiro

Manter-se na escola ou em uma universidade exige custos por parte dos jovens, e muitos deles desistem por falta de recursos. No Brasil, 1 em cada 4 jovens brasileiros não trabalha e nem estuda.

A participação em um programa de trabalho Jovem Aprendiz dá a chance de crescimento pessoal e profissional. Mas também possibilita um recurso a mais para o jovem conseguir avançar em seus estudos e ainda se sustente com os gastos essenciais.  

Afinal, o auxílio financeiro é essencial para o jovem poder se sentir motivado a continuar trabalhando e estudando.

Gostou do conteúdo? Confira então nosso próximo conteúdo onde relacionamos mais vagas de Jovem Aprendiz. Confira!

Oportunidades de emprego para Jovem Aprendiz

Relacionamos para você as melhores vagas disponíveis em diversas empresas pelo Brasil! Confira a lista em nosso conteúdo e se cadastre.

Sobre o autor  /  Paola Patrício

Paola Patrício, graduada em jornalismo, produtora de conteúdo, constante estudante de marketing digital, amante de bons livros, filmes e séries.

Em Alta

content

Seja MEI: entenda como funciona

Ser MEI é a forma mais fácil e simples de tirar o sonho do próprio negócio do papel. Confira como funciona essa modalidade de empresa.

Continue lendo
content

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Bradesco 

Para se inscrever no Jovem Aprendiz Bradesco é necessário ter entre 16 e 23 anos, em especial, os jovens de baixa renda de todo o país. Confira

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sine anuncia Vagas de Emprego em Fortaleza

Veja as principais vagas de emprego que o Sine divulgou em Fortaleza, descubra como se inscrever e como sair bem na entrevista!

Continue lendo
content

O que preciso para ser motorista de Uber

Ser motorista de Uber é uma forma de ter uma renda extra com excelentes ganhos. Saiba o que é preciso para trabalhar na empresa.

Continue lendo
content

Oportunidade de emprego em lojas de varejo; Acesse as vagas

Comece a trabalhar hoje mesmo! Confira em nosso conteúdo diversas vagas disponíveis em lojas de varejo no Brasil.

Continue lendo